A importância da Brinquedoteca
Conceito de Brinquedoteca: Um ambiente infantil preparo para incentivar a criança a explorar, divertir, sentir e experimentar, através da contação de historias, jogos, brinquedos, livros e ente outros.
Partindo para um nova compreensão de biblioteca para o publico infantil. Um espaço lúdico nas praticas de ensino e aprendizado para o desenvolvimento das crianças cuja tarefa de incentivar á leitura, contendo um grande significado. Nesta concepção nada melhor que aprender brincando, podendo utilizar a imaginação neste contexto conhecer a si mesmo e suas capacidades. O bibliotecário deverá trabalhar de forma criativa para atingir seus objetivos, juntamente com a pedagógico.
Breve Resgate Histórico: A criação da brinquedoteca foi um marco histórico e o direito do brincar da criança. A primeira ideia surgiu em 1934 em Los Angeles, num momento de crise da economia no E.U.A. Cujo objetivo, solucionar os roubos nas lojas de brinquedos, para isso desenvolveu o serviço de empréstimo de brinquedos. Na maior parte da Europa o Toy Libraries, nos países França, Itália e outros com o nome de Ludotecas. No Brasil surgiu somente em 1981 pela escola de Indianópoles, em São paulo.
referências:
FERNANDES, Jaqueline Moraes. CONTANDO HISTÓRIAS NA BRINQUEDOTECA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE INCENTIVO A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. 45 f. Tese (Doutorado) - Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de GoiÁs, Goiânia, 2008. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/4366/2/TCCG%20-%20BIBLIOTECONOMIA-JAQUELINE%20MORAES%20FERNANDES.PDF>. Acesso em: 29 set. 2018
LIMA, Luciana R. Fernandes; DELMÔNICO, Rosiane Luccas. Estudo Sobre a Importância da Brinquedoteca no Ambiente Escolar como Espaço Mediador de Aprendizagens, Sob o Ponto de Vista dos Professores da Rede Municipal de Ensino do Cornélio Procópio. Disponível em: <http://www.pedagogia.com.br/artigos/importanciadabrinquedoteca1/index.php?pagina=0>. Acesso em: 29 set. 2018.
Breve Resgate Histórico: A criação da brinquedoteca foi um marco histórico e o direito do brincar da criança. A primeira ideia surgiu em 1934 em Los Angeles, num momento de crise da economia no E.U.A. Cujo objetivo, solucionar os roubos nas lojas de brinquedos, para isso desenvolveu o serviço de empréstimo de brinquedos. Na maior parte da Europa o Toy Libraries, nos países França, Itália e outros com o nome de Ludotecas. No Brasil surgiu somente em 1981 pela escola de Indianópoles, em São paulo.
referências:
FERNANDES, Jaqueline Moraes. CONTANDO HISTÓRIAS NA BRINQUEDOTECA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE INCENTIVO A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. 45 f. Tese (Doutorado) - Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de GoiÁs, Goiânia, 2008. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/4366/2/TCCG%20-%20BIBLIOTECONOMIA-JAQUELINE%20MORAES%20FERNANDES.PDF>. Acesso em: 29 set. 2018
LIMA, Luciana R. Fernandes; DELMÔNICO, Rosiane Luccas. Estudo Sobre a Importância da Brinquedoteca no Ambiente Escolar como Espaço Mediador de Aprendizagens, Sob o Ponto de Vista dos Professores da Rede Municipal de Ensino do Cornélio Procópio. Disponível em: <http://www.pedagogia.com.br/artigos/importanciadabrinquedoteca1/index.php?pagina=0>. Acesso em: 29 set. 2018.
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