Teatro de fantoches: Na biblioteca escolar
O teatro de fantoches ou de boneco, são expressões teatrais seculares com um grande papel significante na historia da humanidade, que ao longo dos tempos foram se modificando. Primordialmente eram expressões animalesca, ligados a cultos religioso na representação entre os povos e seus deuses. Durante a idade Média, no era do renascimento a igreja proibiu as encenações dentro dos tempos, com isso permitiu a criação dos teatros itinerantes e a publico popularizava. Esta modalidade teatral possibilitou estar inserida em vários locais nas ruas, nas praças, ao ar livre.
Para a biblioteca escolar o uso do teatro de fantoche possibilita o ensino aprendizado e o desenvolvimento pelo habito do gosto da leitura. Por meio do teatro o bibliotecário pode estimular a amplitude do conhecimento, ações positivas no desenvolvimento de uma mentalidade critica e reflexiva para a formação cidadã. Pelo teatro de bonecos, proporciona a representação de historias de livros, peças com temas diferente de tempo e espaço.
Referências:
ALMEIDA, Waldinéia Ribeiro; COSTA, Wilse Arena da; PINHEIRO, Mariza Inês da Silva. BIBLIOTECÁRIOS MIRINS E A MEDIAÇÃO DA LEITURA NA BIBLIOTECA ESCOLAR. Revista ACB, Florianópolis, v. 17, n. 2, p.472-490, 12 set. 2012. Disponível em: <http://basessibi.c3sl.ufpr.br/brapci/_repositorio/2015/12/pdf_875f0b055f_0000012004.pdf>. Acesso em: 13 out. 2018.
SANTANA, Ana Lucia. Teatro de Fantoches. Disponível em: <https://www.infoescola.com/artes-cenicas/teatro-de-fantoches/>. Acesso em: 13 out. 2018.
Comentários
Postar um comentário